Tecgauss - Artigos
Reguladores que trabalham com a fase do estator
A tecnologia embarcada nos veículos atuais vem aprimorando cada vez mais o desempenho dos sistemas mecânicos e elétricos. Com isto, novas soluções são desenvolvidas para os componentes automotivos. Os reguladores de voltagem também fazem parte deste desenvolvimento.
O regulador de tensão é um componente elétrico automotivo, que trabalhando em conjunto com o alternador, é responsável por “regular”, ou seja, manter a tensão de saída do alternador estável, mesmo quando submetido à variação e carga.
Podemos diferenciar os tipos de reguladores como:
- Reguladores convencionais ou discretos, que normalmente possuem 3 ligações: D+, DF e D- (Inserir vídeo do regulador 3 fios).
- Reguladores microcontrolados ou multifuncionais, os quais têm vários terminais e possuem diversas funções, além da regulagem (Inserir vídeo do regulador microcontrolado).
- Reguladores que fazem comunicação com a central do carro, normalmente usando tecnologia tais como rede LIN, CAN e outras.
COMO FUNCIONA O REGULADOR QUE UTILIZA O W
Veremos como funcionam os reguladores que usam o sinal do W, ou seja, o sinal que é retirado de uma das fases do estator do alternador:
O alternador em movimento gera em cada uma das fases do estator uma tensão, a que chamamos de tensão alternada. O sinal W, o qual é usado pelo regulador, informando que o alternador está em movimento. O regulador então irá começar a chavear a tensão do alternador, fazendo assim a regulagem.
Estes reguladores trabalham com placas retificadoras sem o trio diodo. Um detalhe importante é que neste regulador existe um circuito de lâmpada independente, o qual irá controlar apenas a lâmpada de bateria do painel. Esta lâmpada, além de outras funções, poderá acender no caso do interrompimento do sinal de W do estator ao regulador, indicando assim um defeito no sistema, neste caso, com o alternador em movimento.
Existem alguns modelos de reguladores que utilizam até duas fases do estator, aumentando assim o monitoramento do alternador.
Alguns reguladores que não são microcontrolados ou multifuncionais, podem ter assim mesmo um circuito que utilizam o sinal de W, porém com componentes discretos, tais como resistores, diodos e capacitores. Neste caso, a lâmpada irá monitorar apenas a ausência de W, não possuindo outras funções.