Tecgauss - Artigos
Como funcionam as Bobinas de Ignição?
Você sabe como funcionam as bobinas de ignição? Ela é na verdade um transformador que irá elevar a voltagem de 12 volts para aproximadamente 30 mil volts, bastante coisa, não é?!
A bobina é composta por dois enrolamentos, um denominado primário, onde e aplicado os 12 volts, e o outro secundário, onde é gerada a alta voltagem.
As primeiras bobinas eram refrigeradas a óleo e eram comandadas pelo platinado ou pelo modulo de ignição, elas também eram usadas em veículos com distribuidor, como por exemplo a nossa GC4143.
Já as bobinas de centelha dupla surgiram juntamente com a extinção do distribuidor. Elas levam este apelido devido ao fato de liberarem duas centelhas simultaneamente, mas somente uma é utilizada, pois a outra centelha se dará no cilindro que está no ciclo de descarga, como por exemplo o nosso modelo GC4490.
Nesta família existem as com circuito eletrônico interno e as sem circuito eletrônica interna, mas em ambos os casos são comandadas pela central de injeção.
Com a evolução dos veículos e os constantes aprimoramentos nos circuitos elétricos e eletrônicos, surgiu a nova bobina de ignição, também conhecida como tipo caneta.
Elas são acopladas diretamente sobre as velas dispensando com isto os cabos de velas.
No futuro bem próximo estas bobinas podem equipar uma grande parte dos veículos. Elas são comandadas diretamente pela central de injeção e agora apenas uma irá ser acionada de cada vez, ou seja, não teremos mais as duplas centelhas ou centelhas perdidas.
Veja no infográfico abaixo um pouco sobre a evolução das bobinas de uma forma resumida.
Já conhece as bobinas Gauss? Temos em nosso portfólio todos os modelos, do mais clássico ao mais moderno. Confira em www.gauss.com.br e veja todos os modelos.
Quer assistir vídeos sobre este tema, então acesse nosso canal no Youtube, e conheça nossos mais de 50 vídeos técnicos gratuitos.