Tecgauss - Artigos
Como fazer a manutenção do alternador?
O alternador transforma energia mecânica do motor em energia elétrica e tem a função de carregar a bateria e alimentar todos os dispositivos elétricos e eletrônicos do veículo.
O alternador é composto por vários componentes elétricos e mecânicos, você vai conhece-los, ver os defeitos mais comuns e como fazer a manutenção correta:
ROTOR
Tem a função de criar um campo magnético que irá induzir no estator uma tensão elétrica.
Os principais problemas são:
- Curto-circuito entre os fios do enrolamento ou com a estrutura de aço, o que provoca a diminuição da resistência elétrica, podendo provocar a queima do regulador, e consequentemente uma sobrecarga no alternador. Geralmente estes problemas ocorrem pelo desgaste do verniz isolante dos fios do enrolamento ou devido ao sobreaquecimento.
- Rotores remanufaturados, de má qualidade, geralmente tem as castanhas usinadas, e com a diminuição do diâmetro do rotor, ele perde parte da capacidade de geração de energia, e isto vai se refletir na perda de amperagem do alternador.
- A usinagem dos anéis coletores irá diminuir a vida útil do regulador.
- Lixar os coletores de maneira inadequada aumenta o desgaste das escovas. A superfície do anel coletor deve ter aspecto de polida.
Para testar o rotor, meça com um multímetro a resistência do enrolamento, a qual deve estar em torno de 2,5 a 4,5 OHMS, isso para 14v.
Verifique também se não há curto-circuito entre o enrolamento e a estrutura de aço.
ESTATOR
O campo magnético gerado pelo rotor envolve o estator, e é ele que faz com que surja uma tensão ALTERNADA.
Os problemas mais comuns nos estatores são:
- Curtos-circuitos nas bobinas, podendo ser numa mesma fase, entre uma fase e outra, ou até mesmo entre as três fases.
- Curto-circuito entre as fases e o ferro ou casco do estator.
Estes curtos ocorrem pelo desgaste do verniz isolante, sobreaquecimento do alternador, ou falhas na hora da montagem, causando atritos com o rotor. Faça uma inspeção visual no estator, manchas escuras no verniz das bobinas indicam excesso de aquecimento.
Abra os fios da bobina, e com um multímetro na escala de continuidade, verifique se não existe curto entre as fases e entre o ferro do estator.
PLACA RETIFICADORA:
A placa retificadora ou placa de diodos transforma a tensão alternada, que é produzida pelo estator, em tensão contínua.
Com um multímetro na escala de diodos, meça cada diodo da placa, no sentido direto e inverso, para ver se eles não apresentarão defeitos.
Faça também uma inspeção, verificando a presença de “soldas frias” ou trincadas.
IMPORTANTE: Alguns retificadores possuem terminais flexíveis. Jamais lixe estes terminais, pois eles possuem um tratamento especial composto de prata o que evita a oxidação.
Conheça todos os nossos Retificadores em nosso site.
REGULADOR DE TENSÃO:
O regulador de tensão (ou voltagem) tem como função garantir o nível da tensão gerada pelo alternador, controlando-a, em qualquer rotação.
Os defeitos mais comuns são:
- Desgastes das escovas. Neste caso, faça a substituição do regulador. Não recomendamos substituir as escovas.
- Outro problema é a tensão de saída, deixando assim que a bateria e os consumidores recebam excesso ou falta de energia. Com o uso de um multímetro na escala de tensão contínua, meça a voltagem do alternador com o veículo em funcionamento, a qual deve estar em torno de 13 a 14,5V, dependendo do veículo.
Antes de executar a montagem do regulador, verifique se os contatos entre o regulador e o alternador estão perfeitos. Fixe bem o regulador com os parafusos, cuidando para não quebrar as escovas.
Nunca lixe os terminais do regulador, pois você irá retira a camada de prata que recobre o terminal e que tem a função de melhorar o contrato elétrico e evitar oxidação.
ROLAMENTOS
Todo rolamento sofre desgaste com o uso, isto significa que de tempos em tempos deverão ser substituídos.
IMPORTANTE: Sugerimos que ao efetuar o reparo em alternadores, independente da causa do problema, os rolamentos sejam sempre substituídos.
As principais causas encontradas em alternadores com defeito nos rolamentos são ruídos e travamento do mesmo. Estes defeitos são ocasionados pelo desgaste do próprio rolamento, mas podem ocorrer após a montagem dele. Jamais bata diretamente no rolamento com o martelo. Utilize sempre ferramentas adequadas, tais como uma prensa kit de ferramentas ou um dispositivo de nylon.
Quer assistir vídeos sobre como fazer a manutenção do alternador? Acesse nosso canal no Youtube e tenha mais de 50 vídeos totalmente gratuitos.