Tecgauss - Artigos
Como funciona o Sistema de Arrefecimento
O sistema de arrefecimento tem como função manter controlada a temperatura do motor do veículo. Existem dois meios de realizar esse controle,
– Através da passagem de ar pelas partes do motor;
– Ou através da passagem de um líquido de arrefecimento (água mais aditivo).
O sistema que utiliza o ar como meio de resfriar o motor é um sistema mais antigo e mais simples de ser projetado e foi aplicado nos veículos até aproximadamente 1996.
Já o sistema que utiliza a água como meio arrefecedor, é um sistema mais complexo, mas ao mesmo tempo, proporciona um controle mais preciso da temperatura.
Primeiramente vamos conhecer os componentes desse sistema e suas respectivas funções.
Radiador
O Radiador é desenvolvido de forma que o contato dele com o ar, seja o maior possível, dessa maneira ele é responsável por irradiar o calor do liquido que passa por ele, baixando a sua temperatura e consequentemente a do motor.
Eletroventilador
O Eletroventilador é utilizado para forçar a passagem de ar através do radiador quando o fluxo proporcionado pelo movimento do carro é baixo, compensando dessa forma a dissipação de calor. Isso acontece, por exemplo, quando o veículo se encontra parado ou em baixa velocidade.
Bomba D’água
A Bomba D’água faz com que o líquido de arrefecimento circule por todo o sistema. (O bloco do motor / radiador).
Reservatório
O reservatório armazena o líquido arrefecedor, permitindo ser abastecido, quando necessário.
Tampa do reservatório
A tampa do reservatório o mantém fechado para reter a pressão do sistema em torno de 1 bar e evitar que o líquido arrefecedor evapore.
Válvula termostática
A válvula termostática realiza o controle do líquido, bloqueando ou possibilitando a passagem do mesmo pelo radiador. Enquanto o motor não atingir a temperatura ideal de trabalho a válvula permanece fechada, quando essa temperatura for atingida (aproximadamente 90°C) a válvula abre, permitindo a passagem do líquido até o radiador.
Aditivos
Os aditivos aumentam o ponto de ebulição do líquido de arrefecimento e também evitam a oxidação do bloco do motor. Recomendamos sempre utilizá-los.
Sensor de temperatura
O sensor de temperatura, também conhecido como termistor informa o módulo de injeção e os indicadores do painel sobre a temperatura real do líquido de arrefecimento.
Válvula de pressão
As válvulas de Pressão estão espalhadas por vários pontos do sistema e tem como função controlar a pressão do líquido.
Interruptor Térmico
O interruptor térmico localizado no radiador, é responsável por acionar o Eletroventilador em decorrência da temperatura do líquido, quando ela atinge aproximadamente 92°C. É importante lembrar que existem sistemas em que esse componente é dispensado, pois sensores de temperatura eletrônicos reportam para a central de injeção a temperatura do motor, e é ela quem comanda o acionamento do eletroventilador.
Dando partida no veículo a válvula termostática inicia-se fechada deixando o líquido circular apenas entre as galerias do bloco do motor para que a temperatura ideal de trabalho seja atingida.
Quando esta temperatura é atingida a válvula abre, permitindo que o líquido circule do bloco do motor para o radiador.
O interruptor térmico detecta um aumento de temperatura do líquido e aciona o Eletroventilador (quando necessário).
Após passar pelo radiador, resfriar o líquido, o mesmo retorna para o motor, completando o ciclo.
O sensor de temperatura e as válvulas de pressão atuam durante todo esse processo de forma paralela, conforme vimos anteriormente.
Confira em nosso site www.gauss.com.br nossos diversos modelos de eletroventiladores.