Tecgauss - Artigos
Qual é a função do Sensor MAP?
O nome MAP vem da sigla do inglês Manifold Absolute Pressure Sensor. A sua principal função é informar à central de injeção a pressão no coletor de admissão, seja ela negativa nos carros convencionais ou positiva no caso dos veículos turbos.
Quando acionamos a ignição, antes de dar a partida no motor, o sensor MAP envia para a central uma voltagem correspondente à pressão atmosférica ambiente, ou seja, a pressão atmosférica do local onde está o veículo.
Isto é fundamental, pois para cada altitude a pressão atmosférica varia, e consequentemente a massa de ar também.
Com a informação da altitude, da pressão no coletor de admissão e da temperatura do ar, a central calcula exatamente a quantidade de oxigênio que está entrando nos cilindros, e consequentemente, injeta a quantidade ideal de combustível, para manter estável a razão estequiométrica, ou seja, a relação ar/combustível.
Caso este sensor pare de funcionar, a central irá utilizar um valor de referência que é enviado pelo sensor de posição da borboleta.
Para cada valor de pressão, o sensor MAP irá enviar uma voltagem para a central, que pode variar de 0 a 5 volts. Quanto maior o vácuo, maior será a voltagem de saída.
Como saber se o MAP está funcionando?
Uma maneira de checarmos se o sensor MAP está funcionando é com a utilização de uma bomba de vácuo, um multímetro e uma fonte de alimentação de 5 volts.
O teste é bastante simples:
– Conectamos a bomba de vácuo ao sensor MAP.
– Alimentamos o sensor com 5 volts e no terminal de saída iremos medir a voltagem.
Ao aumentarmos a depressão, iremos notar que a voltagem também irá aumentar.
Os valores de cada modelo de sensor podem variar, mas estão sempre dentro dos limites de 0 e 5v.
Existem sensores que possuem um elemento chamado de NTC, ou seja, é um resistor que varia a resistência em função da temperatura, justamente para que a central saiba a temperatura do ar que está entrando na câmara de combustão. Quanto mais quente o ar admitido, menor será a resistência do NTC.
Os sensores Gauss
Os sensores MAP da Gauss são fabricados dentro dos mais rígidos padrões de qualidade. Utilizamos circuitos com a tecnologia híbrida, ou seja, os componentes tipo SMD são montados sobre uma placa de cerâmica, e os resistores são ajustados a laser. Os nossos produtos passam por rigorosos testes, o que garantem o seu perfeito funcionamento.
Quer conhecer mais sobre os produtos Gauss? Acesse nosso site e confira nosso portfólio completo.
Conheça nossas redes sociais e canal no Youtube, tem muito mais conteúdo técnico gratuito para você:
Sempre que tiver dúvidas técnicas sobre os nossos produtos, entre em contato conosco, estamos sempre à disposição para ajudar.